View Single Post
Old January 28th, 2011 #6
Afonso Santos
Knight member
 
Afonso Santos's Avatar
 
Join Date: Jan 2011
Location: SA SS - Portugal
Posts: 363
Default

Quote:
Originally Posted by Nikolas Försberg View Post
Vamos aos fatos... a gente não pode esperar nada do sistema, o máximo que podemos fazer é aproveitar algumas migalhas do sistema até que a gente derrube ele ou modfique ele.
Afonso, suas idéias são ótimas, mas como você mesmo disse são complicadas de colocar em prática por muitos motivos.
Eu tive muitas idéias em relação ao seu ótimo post, algumas coisas podemos aplicar com um pouco de esforço individual outras são mais complicadas mesmo.
(...)
Tudo o que dizes é correcto, e são pequenas coisas que cada um de nós pode fazer. Mas essas acções, no plano global, não passam também de "migalhas"... devemos fomentá-las, divulgá-las e encorajá-las, como bem fizeste, mas será sempre uma solução que resolverá apenas um outro problema esporadicamente. A solução para a sociedade passará pela total mudança do paradigma desta, que implica naturalmente mudar o tal "sistema" e é essa a luta principal.

Se reflectirmos um pouco sobre a questão da partilha e da "reciclagem" de alimentos e roupas que referiste, é uma questão que tem a sua raiz na cultura vigente do consumismo e do status. Pela mentalidade do português actual, e talvez não seja diferente no Brasil, muitas pessoas considerariam "uma vergonha" utilizar bens para o seu bebé em 2ª mão, bens que pertenceram antes a uma outra criança, pois vêem nisto uma perda de "status", sentem que estão a mostrar sinais de pobreza, e sentem vergonha nisso (muitas vezes pessoas que "não têm onde cair mortas", mas que têm esta mentalidade do "comprar tudo novo" para dar a imagem da ostentação). São as mesmas pessoas que (e olha que há muitos casos) têm o frigorífico vazio - comem uma sopa por dia - mas têm dinheiro para andar de automóvel particular, o que, tendo em conta os preços da gasolina e dos próprios automóveis em Portugal, não é para qualquer um... E tudo isto porquê? É a cultura do materialismo, da divinização da imagem pessoal e da ostentação, em que o único valor na vida é o $$ que aparentamos ter.

Penso que este tópico está a ser bastante pedagógico, e estes teus dois posts sãoo óptimos, cada um na sua realidade. Da minha parte estou a dedicar cada post a cada uma das questões relacionadas com o problema: no primeiro apenas me foquei no envelhecimento, no segundo no incentivo à natalidade, e no próximo terei como alvo o casamento gay.