View Single Post
Old January 17th, 2012 #9
Henzo
Membro Colaborador
 
Henzo's Avatar
 
Join Date: Dec 2011
Posts: 126
Default

PRESTEM ATENÇÃO A ESTE E-MAIL


Pergunta que me foi enviada via e-mail, por uma pessoa após ler ao Doc e ter conversado com varias pessoas e pesquisado por varias comunidades

PERGUNTAS
Caro sgt rush, outra duvida cruel minha é sobre dezembro. Porque o
>candidato brasileiro que foi até a Fraança e tentou, o de 34 anos
>que está no seu doc, disse que as vagas diminuem no inverno, ou
>seja, não há muita diferença entre entrar em dezembro ou em outro
>mês ou estação, e outra informação que recebi do sgt. luciano, não
>sei se lhe é estranho, do 2o REI, que disse que um bom mês é
>fevereiro pela baixa incidência de brasileiros que não perdem o
>canaval pela legião, o que nã é o meu caso...
>
>Outra coisa que o senhor disse que me deixou bolado foi o fato de
>que a legião é um pouco loteria, devido á grande incidência de
>europeus do leste, que tem uma certa facilidade para chegar até lá
>fugindo do caos dos seus países, queria saber qual sua opinião sobre
>isso e sobre as estações e meses que são melhores para a legião...

RESPOSTA
Quanto ao mes de Dezembro é melhor para se ir candidatar, não porque é inverno. Na verdade a melhor data para se alistar na Legião na minha opinião é pro final de dezembro, perto do Natal, pois todos que decidem ir para a Legião desejam passar as festas de fim de ano com seus parentes para depois irem para a Legião pois sabem que ficarão um bom periodo sem ver parentes e amigos, tendo isso praticamente como uma despedida.
Como o Natal é uma festa mundial, isso vale para todos os candidatos de toda e qualquer nacionalidade. O caso de ser inverno na Europa só é um acaso, mas que nos ajuda, pois é considerado baixa estação, então ate as passagens baixam um pouco o preço.
Quanto ao caso dessa pessoa que deixou colocar um relato dele no doc, dizendo que as vagas diminuem no inverno. Isso não é simplesmente decidido pela Legião que vão abaixar as vagas no inverno ou para o final de ano.
Saiba que a cada ano a Legião tem um numero de vagas a completar.
Os responsaveis pelo efetivo da Legião tenhem padrões e estastisticas das necessidades que deveram suprir durante o ano.
Tudo isso é estipulado pelo numero de legionarios que irão se aposentar durante o ano, pelo numero de intervenções que poderam surgir, pelo numero de soldados que deverão substituir os legionarios de certos regimentos que ja podem estar em missões, sejam essas de paz, ajuda humanitaria e\ou conflito real, ainda há o calculo medio de desertores, baixas em combate e aqueles em fim de contrato que decidem voltar a vida civil, etc.
Com tudo isso dá para se ter uma pequena noção da complexidade do numero de vagas que a Legião vai estipular por ano.
Eu Não saberia lhe dizer quando começa o ano para uso dessas vagas em relação a Legião. Mas se as vagas forem se completando de acordo com o previsto durante o ano, é meio logico que ao chegar ao final do ano (inverno) as vagas vão parecer poucas. Mas não é verdade isso. eles devem dividir as vagas igualmente durante todos os meses do ano, usando porcentagens e calculos com base em estatisticas dos meses que mais se apresentam candidatos e com base nos que se apresentam menos (Por exemplo dezembro perto do Natal).
Mas se acontecer um imprevisto, tipo uma companhia em missão morrer em combate, eles vão antecipar o numero de candidatos aceitos para suprir o mais rapido possivel as perdas do regimento que a companhia toda morreu. Mas pode acontecer ao contrario. Se muitos Legionarios que estavão previstos se aposentarem, ou irem em fim de contrato de volta a vida civil, dicidirem ficar um ou dois, ate mesmo tres anos a mais, vai ter vagas estipuladas a mais, o que não será necessario realmente, então a Legião pode cortar algumas vagas de acordo com o tempo que restar para o final do ano legião em relação as vagas.
Quanto ao Sgt. Luciano, que esta no 2ºREI em Nimes, eu o conheço sim, e ele se refere a brasileiros, pois de uns anos para cá, tem sido uma verdadeira invasão de candidatos de nacionalidade brasileira tentando se engajar.
Sabendo que a apresentação de muitos candidatos de mesma nacionalidade ao mesmo tempo não é bom para ninguém. Isso ocorre desde os Russos ate Nos mesmos. Já houve casos de haver inumeros candidatos russos la em Aubagne no Centro de Seleção, que começou a se formar as panelinhas, que lá são chamadas de Mafias. Se não me falha a memoria parece que eram mais ou menos 80 candidatos russos, e num só dia foram mandados embora uns 20 de uma unica vez.
Por isso o Sgt Luciano comenta que Fevereiro é um bom mês para os brasileiros se apresentarem pois a maioria dos Brasileiros preferem esperar passar o Carnaval para depois irem para a Legião. Sabemos bem que aqui no Brasil o Ano acaba 2 semanas antes do Natal e vai se arrastando depois do ano novo ate o final do Carnaval quando começar a rodar normalmente.
Quanto a legião ser um pouco como uma Loteria, vou tentar lhes explicar, pois isso vem ocorrendo a cada vez mais.
Você pode ver que as vezes tenhem gente que nem treinam muito, nem são muito esportivos, nem muito inteligentes, nem se quer tenhem uma profissão no civil que possa ter interesse na Legião, mas esses são aceitos facilmente, enquanto pode ter conhecimento de outros candidatos que foram para lá com um bom preparo fisico, de bom nivel intelectual e formação academica e com Diploma de cursos interessantes para a Legião e esse não foi aceito.
Como isso pode ser possivel.
Muitos fatores podem ter intervido para que coisas desse tipo ocorrecem e continuem ocorrendo.
Devido a aquele numero previstos de vagas para o Ano vigente Legião, eles começam a selecionar candidatos normalmente, eles fazem um pouco como as Companhias Aereas, que vendem mais passagens que os aviões podem transportar, prevendo quem sabe umas desistencias, etc. Isso é o famoso (OverBook). A Legião por sua vez, faz quase que a mesma coisa. Seleciona um numero maior de candidatos que o necessario perante aquele periodo, prevendo quem sabe um imprevisto que necessite de imediato um numero maior de candidatos para suprir quem sabe a falta daquela companhia que morreu ou ate mesmo a um numero maior de pessoas que vão embora pra vida civil do que o previsto. Para a Legião é simples, se nada acontecer em relação aos imprevistos que prevêem, eles mandarão o excesso embora, lógico que para isso vão fazer uma triagem para pegar desse grande numero de candidatos aprovados, mas que ainda não foram aceitos e que continuam no Centro de Seleção em Aubagne, candidatos que podem ser melhor aproveitados em prol da Legião. Ai entra a questão de se ter uma boa formação superior como Medico, Enfermeiro, Veterinário, etc na vida civil. Mas não confunda que se você foi da SWAT, da SAS, e de qualquer outra tropa de elite do mundo isso vai lhe ser um ponto muito forte para esse caso de triagem, pois a Legião sabe que isso não influencia em muito, pois eles sabem também que esse tipo de pessoa já traz com ele certos costumes que as vezes não condiz com que a Legião pode procurar e querer ensinar, mas também pode ajudar em relação que esse candidato já tem um costume a viver sob pressão e conviver em grupo e ser meio adaptado a obedecer ordens, etc.
Em relação aos povos do Leste Europeu, ainda fica mais evidente esse caso de Loteria, pois eles teem facilidades para chegar a França em relação aos povos das Américas. Para eles é um trem basta, um ônibus, um carro ou ate mesmo de carona. Esses candidatos do Leste, chegam aos bandos como já disse fugidos de guerras e em busca de melhores oportunidades. Quem for ate lá, verá desses, candidatos grandes e fortes irem embora e outros menos fortes ficarem.
Não pensem que a legião faz uma seleção de ponta, baseando se em minuciosos detalhes e capacidades de cada um. Tudo lá se passa meio de acordo com a necessidade do período, e isso não há uma previsão para cada tipo de período que pode vir a surgir.

Tendo se tudo isso em vista, você pode deduzir que não há uma data, um mês, uma estação do ano e\ou período anual, que possamos dizer ser a melhor para se apresentar ou não.

Por isso comparo tudo isto a uma Loteria. Todos que jogam tenhem chance de ganhar, e não é porque Você jogou mais cartões do que uma outra pessoa, você vai ganhar. Traduzindo isso, só quero dizer que Todos que se apresentam a Legião nos testes de Seleção tenhem a mesma chance de serem aprovados, e não é porque um candidato tem mais diplomas, foi um super soldado em tropas de elite, é cotado como gênio em nível intelectual e Você um simples motoboy que você não será aceito e o outro sim. Tudo isso vai depender do período que a Legião se encontrar no momento em que cada um se apresentar. Você chega sem nada, mas a Legião precisa de imediato de pessoal você estará dentro. Você chega todo pronto, mas a Legião não precisa de muita gente no momento, mesmo tendo sido aprovado em tudo, poderá ser mandado embora, principalmente se chegou sem nada e esta no mesmo grupo do Cara que tinha vários diplomas e formação, numa triagem com esse cara, Você vai ser rejeitado. E ainda se você chegar com toda essa formação e esplendorosa capacidade mas a Legião não precisar de muitos candidatos a mais devido a um grande grupo de legionários que reengajarão novamente, certamente Você vai ser mandado embora, com um papel dizendo que poderá voltar a se apresentar quem sabe em três ou seis meses, etc.

Espero ter sido claro nessas respostas e que tenha entendido o que considero LOTERIA.

Qualquer duvida a mais estamos sempre atentos para esclarecer o mais brevemente e precisamente possível a todos.








Esse e-mail É MAIS UM que realmente vale a pena ler



PERGUNTA
EU FAÇO 34 ANOS EM MAIO
HONESTAMENTE, VOCÊ ACHA QUE TENHO CHANCES DE INGRESSAR
MESMO ESTANDO EM FORMA, POIS CORRO 30 KM TODOS OS DIAS,
ESTOU PREOCUPADO EM GASTAR UMA GRANA SÓ PARA IR E QUEM
SABE VOLTAR CEDO DE MAIS, SEM CONSEGUIR MEU OBJETIVO.

RESPOSTA
A Principio todos devem ter em mente e estar consciente de que a Legião para todos sem excessão virou uma verdadeira Loteria, a partir de alguns anos para cá, devido a grande procura, por jovens vindos a procura de melhores oportunidades de um trabalho, principalmente os povos do Leste Europeu, fugidos das Guerras que atingem seus paises, com fome, inflação e desemprego. Os dois ultimos motivos hoje afeta inclusive paises Desenvolvidos, que não oferecem muitas oportunidades aos menos providos de estudo e formação profissional qualificada e esperiente. Principalmente agora com a União Europeia, onde quem tem boa formação mas não tem emprego, pode tentar em outro pais, deixando ainda mais escasso as vagas internas para os novos formados desse proprio pais. Com isso sobra para aqueles que não tenhem boa formação ou ate mesmo sem formação alguma uma oportunidade na Legião, de trabalharem por 15 anos, ganhando em Euros, o que em seu pais o valor realmente não é negligenciado pois estarão ganhando praticalmente como alguem bem formado e com um bom emprego. Sem contar que só deverão trabalhar 15 anos, enquanto esses mesmos profissionais de seu pais que teem um bom emprego, por vezes terão que trabalhar ate mesmo o dobro do que ele.

Por tudo isso NÃO dá para afirmar com exatidão que por isso ou por aquilo Você será reprovado, e nem mesmo dá para dizer que por isso ou por aquilo que tenha em evidência sera aprovado.
Mas devido aos ultimos relatos de varias pessoas que tentaram ingressar na Legião com uma certa idade, podemos afirmar que Você, e todos aqueles que apresentam-se na faixa etária acima dos 32 anos esta num grupo de risco, evidênte.
Vejamos bem. Que não é por estar em forma, correr 30 kms diariamente, que isto lhe será suficiente, pois isso não é tudo.
A Legião, assim como as Forças Armadas Francesas em Geral, utiliza parametros estabelecidos por cientistas e pesquisadores renomados mundialmente, assim como foi o motivo da mudança do teste fisico de antigamente que era a busca da força fisica e resistencia, para o LUC LEGER, que faz referencia ao calculo cardio-pulmonar. Então, os novos parametros da forma e força fisica que atinge seu alge nos homens é pre estabelecida, se não me falha a memoria, entre os 29 a 35 anos. Pode observar que atletas novos na faixa de 19 a 25 anos ainda não atingiram o maximo de seu potencial, por isso você não vai ver com frequencia, grandes recordes de maratonistas com baixa idade, ciclistas famosos que ja garanham o Tour de France, La Volta de la Espanha, são sempre de uma idade compreendida no parametro acima 29 a 35.
O candidato que esta no parametro de idade entre 17 a 21 mesmo 22, ainda são considerados muito jovens, apesar da Legião poder utilizar e formar esse candidato, podendo tirar o maximo de seu potencial que ainda esta por vir. A legião sabe que são imaturos e sem conciencia total do que desejam e de suas capacidades em superar obstaculos.
Digo que o melhor parametro para os candidatos que tentam ingressar na Legião é entre 23 a 31 anos maximo - Não que isso já te ilimine de cara, pois existe varios casos de candidatos acima desse parametro serem aceitos, e outros que mesmo acima da idade pre determinada pela legião 40 anos, que conseguirão ser aceitos devido as suas especializações no civil que poderiam ser bem utilizadas ainda pela Legião, (Medico, dentista, Cozinheiro, Mecanico, etc).
Entre 23 e 31, se observar pelo ponto de vista de um periodo de trabalho de 15 anos, para se chegar a aposentadoria. Esses candidatos estão proximos de seu alge fisico, mental, são mais maduros em relação a seus desejos e a Legião estaria aproveitando o melhor de cada um, pois 23 + 15 = 38 anos, exatamente onde se aproxima da fase de regressão fisica do homem considerada entre 42 e 46 anos. Outro com 31 + 15 = 46 anos exatamente no ponto de regressão fisica.
Tendo se ainda o rigor do trabalho militar, principalmente na Legião, onde 2 anos trabalhados, você pode praticalmente calcular um desgaste quase de 3 anos, comparado com um civil. Assim essa soma fica ainda mais critica - Veja então, 34 + 15 + 7anos considerando o desgaste de +1ano para cada 2 = 56, ou seja, você teria apenas 49 anos, mas seu potencial fisico aproveitavel parecerá a de uma pessoa com quase 56 anos. Devido ao rigido desgaste militar, será inevitalvel as dores de articulações, problemas precoces da coluna, dificuldades respiratorias, uma maior perda em relação a visão, assim como uma audição deficiente, e outros desgastes mais. Tudo isso pode gerar não para a legião mas sim para a França, uma quem sabe aposentadoria precoce por invalidez, ou ate mesmo deficiencias que os cofres publicos franceses deverão arcar por anos e mais anos.
Espero que assim tenha ficado um pouco mais claro essa idéia de porque pessoas ainda jovens, de plena e sã conciencia, que apresentam formação e potencial excelente são recusados. Podem ainda pensar que isso tudo em relação as idades não é um padrão fixo para todos. Com certeza não. Eu sei disso, você pode saber e quem sabe ate mesmo a Legião e o governo frances tambem saibam. Mas porque correrem o risco já que há tanta oferta.
Por isso não digo a ninguem se deve ir ou não. Essa decisão cabe exclusivamente a Você. Eu simplesmente oriento as pessoas com informações que possam ajudar a entender e a saberem, o que necessitam para se engajar, onde se apresentar, o que terão que fazer em relação a testes e entrevistas e até mesmo um pouco do Antes (historico) e um pouco do depois, assim como um pouco de cada regimento e como se passa até chegarem a esse ponto, se chegarem.
Minha dica seria mais pelo lado logico do que pelo lado sonhador. Se você esta num parametro de idade meio superior como citado acima, mas tem uma posição economica favoravel, que permite quem sabe a tal gasto sem que isso mais tarde seja algo que lhe fará uma perda irrecuperavel se caso algo não sair como deseja. Acho que pode tentar sua chance. E se você ainda tem um trabalho que te remunerá razoavelmente bem, tem formação ou esta cursando uma faculdade, ligada ou não ao seu trabalho atual, com a mesma faixa etaria dita avançada para a Legião, e que para ir para os testes da Legião seria necessario largar tudo isso para ir. Eu não iria, ou tentaria pegar umas ferias e tentar durante esse periodo. Mas, agora se tudo para você, é diferente do exposto acima, reflita bem na atual chance de ganhar na Loteria.



MAIS PERGUNTAS, VEJAM ESTA.

PERGUNTA
C eu na for aceito na primeira vez, tem como depois eu m alistar novamente...
OU é chance unica?

RESPOSTA
Grande, se for recusado na primeira tentativa, poderá sim se apresentar novamente, mas isso vai depender do porque foi rejeitado. Eu mesmo ao chegar lá com um ferimento na mão fui rejeitado ainda no Fort de Norjent em Paris no teste pre-seletivo médico e tive que esperar 3 meses ate minha mão curar e ai sim pude voltar, foi quando fui aceito. Agora há casos que se é rejeitado e eles dizem, que só pode voltar em 6 meses, 1 ano e alguns casos é definitivo, na sua maior parte as vezes são os reprovados no psicotecnico, pois não atingem nem mesmo uma média considerada possivel de se amelhorar, seria quase que um idiota ou mongoloide para chegar a isto, pois não deve ter acertado nem mesmo 1/5 das questões. Existe casos que o passado desse candidato não ajuda muito, do tipo já ter sido explulso de outra força armada por crime grave, insubordinação que acarretou falta gravississima, etc. Mas deve sempre pensar e se preparar para entrar de primeira, pois se tiver que voltar ao Brasil e juntar grana para tentar uma segunda chance, novamente sem a certeza de ser aceito, isso pode se tornar muito caro e o tempo vai passando tão rapido que torna isso quase que inapropriado. Mas nunca é de mais saber que se não conseguir da primeira vez, poderá sim ter uma ou duas chances a mais para retentar. Boa Sorte Grande, mas espero que se for, vá preparado e consiga ficar de primeira, mas caso isso não ocorra e for seu sonho mesmo, não desista pois eu mesmo, tive a chance de desistir, mas meu sonho e minha vontade de alcançar os objetivos por mim estipulados, fazem os obstáculos parecerem lombadas de carro. Passo por Cima. Um Forte Abraço e ate mais.




ESTA É LEGAL

PERGUNTAS
1-fui aspirante a oficial aqui em recife,tem problema comentar isso na hora da entrevista, e eu li q era bom levar um documento e fotos para provar...

2-tenho um filha da 4 anos ela mora com meus pais,eles a sustentão,quando for p l.e.na entrevista devo falar,e terei q mudar o nome?

RESPOSTAS
R1) – Comentar que foi aspirante a oficial não vai lhe ajudar em nada, isso não vai lhe dar qualquer vantagem sobre os outros candidatos, e alem do mais se estiver na entrevista e porque certamente já passou pelos testes físicos, medico e psicotécnico, e falar sobre isso alem de não lhe ajudar em relação a tentar marcar uns pontos para ser aceito irá sim criar mais perguntas, do tipo porque não se tornou um oficial, porque saiu, não gostou do que, etc. Por isso digo que não deve falar muito, responda as perguntas e não queira mostrar muita coisa pois pode acabar falando besteira ou se complicando por não ter a resposta adequada para uma pergunta que só foi formulada por algo que você mesmo falou.

Saiba que essa idéia de que todos acreditam que só porque foram paraquedistas, mergulhadores, estiveram no exercito aqui ou ali, em uma tropa ou outra mais fodona ainda, vai lhe dar alguma vantagem, é pura besteira, pois todos que chegam ali em sua maioria já foi militar, já serviu em diversas unidades de elite de seus paises, principalmente o pessoal do leste europeu como russos, tchecos, poloneses, etc. e além disso já até entraram ou não em combate real, coisa que aqui no Brasil vocês não fizeram, ou pelo menos em sua maioria não. Parem então de quererem serem os Bonzãos, os Fodões que não são. Vão até lá na humildade de querer ser algo a mais do que já foram ou quem sabe que ainda são, assim irão muito mais longe que acreditam, caso contrario seu destino certamente é só conhecer o portão da Legião, suas fotos e historias através de livros e revistas. Ainda mais levar fotos e diplomas, não ajudará em muito não, pois seus diplomas a não ser que seja de curso superior em atividades como Medicina, Dentista, Veterinária, etc. que podem vir a interessar a Legião, e que você tenha experiência no ramo, como ter trabalhado num pronto socorro durante tantos anos, não vale a pena levar mais papel inútil para lá, eles não querem ver você vestido com uma farda branquinha de espadilha na cintura abraçado com sua mãe e aquela tia do interior, eles não querem ver fotos de você com um fal velho em posição rambotica no estande de tiro, pois tudo isso você fará lá, isso não é nada de novo. Você deve ter a consciência de que nada que tenha feito até hoje vai impressionar o cara que estará te entrevistando, querer ser melhor que os outros candidatos não é com esses artifícios que o fará. Para isto existe os testes físicos e psicotécnicos, e tudo isso realizado com muita saúde e não com asteróides que se descobrirem o uso, será eliminado definitivamente e dependendo de qual for poderá sair de lá direto para a Gerdamerie (espécie de policia federal francesa), mas não pense que vai ser engajado por eles, vai ser sim é enjaulado por eles e deportado para o seu pais com possibilidade de acusação de trafico internacional.

PERGUNTA
2-tenho um filha da 4 anos ela mora com meus pais,eles a sustentão,quando for p l.e.na entrevista devo falar,e terei q mudar o nome?
RESPOSTA
R2)- Primeiro se tem uma filha de 4 anos, você já deve ter feito o registro da mesma, deve ser ou ter sido casado, se não também não vai importar muito.
Veja bem , se sua filha foi registrada com seu nome, a GUESTAPO, ou seja, o serviço de investigação da Legião que ganhou esse apelido depois de anos por conseguir juntamente com a INTERPOL (Policia Internacional), descobrir inúmeras coisas a respeito dos candidatos, já vai saber de sua filha, então não adiantará mentir. Se lhe perguntarem se tem filhos diga a verdade, se não perguntarem, pode nem comentar, pois como disse as vezes é melhor ficar calado do que falar besteira e se complicar sozinho. Mas atenção se não perguntarem mas no final lhe disserem algo como, “Você tem alguma coisa a acrescentar1?!!”, isso pode ser uma pegadinha para ver sua atitude. Se foi casado saberão também, então pode se considerar já no anonimato, pois se for aceito eles como já expliquei no doc não vão querer sua esposa nos portões do quartel cobrando pensão.





TEM AINDA ESTA

PERGUNTAS
1-e possivel se aposentar pela legião com quanto tempo de serviço?
2-existe algum regimento de combate de operações anfibias,sem ser o 2 R.E.P...

RESPOSTAS
R1) – Quanto a se aposentar pela legião você pode sim a partir dos 15 anos de serviço. Não parece muito, mas tem que se ter um saquinho preparado para aguentar a encheção de saco que faz 15 parecer o dobro ou ate mesmo mais.

R2) – Fora a 3ªCia do REP especializada em combate amphibio, existe um grupo do 1ºREG, não sei se ainda se chama DINOPS, que atuam um pouco como o NAVY SEAL Americano. Fazem deminagem subaquatica e outras coisitas mais. Eles juntamente com o Seals foram os primeiros a desembarcar na guerra do Golf (Iraque) em 1991 na Operação Daguet ou Tempete du Desert, assim chamada pelos franceses, mas conhecida pelos Americanos como Operation Desert Storn, para limpar as praias das minas iraquianas para que barcos de desembarque das tropas aliadas podessem chegar as mesmas.





OUTRA MAIS

PERGUNTA "Ser musico e ficar o resto da carreira tocando enquanto outros vão e vem de missões" Se o candidato for aceito,e fazer parte da banda ,depois ele não pode fazer por exemplo um curso de caporal e mudar a qualificação para infante e tambem participar das missões?
RESPOSTA É muito dificil você ao entrar na Legião e ir para a Musica Principal da Legião (MPLE – Musique Principale de la Legion Etrangere) e depois se tornar um infante, o que pode ocorrer como muitos que vão para a musica é conseguir apos passar a Cabo solicitar um sejour em outra mar (paises ex colonia francesa, tipo guiana francesa ao norte do amazonas na america do sul), ficará dois anos numa companhia de combate ou de serviço, essa ultima a mais provavel, e ao voltar terá que passar pelo 1ºRE - Aubagne novamente e com certeza sera novamente destacado de volta a Musica principal da Legião, poderá ate mesmo ir a SGT e subir na hierarquia militar mas sempre na carreira de musico. Não vou negar que já deve ter havido casos contrario a isso, o qual desconheço tal fato, mas é dificil e você se forçar a barra pode ser considerado indiciplinado e sua notação vai manchar seu dossie e sua carreira ficará complemetida. É como se especializar em transmissão, ou escritorio, dificilmente saira dessa sua formação para outra, não importa aonde for dentro da Legião sempre ficará na sua area.



+ 1

PERGUNTA
Minhas dúvidas ficaram a respeito de férias
Durante a minha permanência na legião vou poder usufruir do meu salário normalmente ou só quando eu acabar meus 5 anos Enquanto estiver lá vou poder manter contato com minha família

RESPOSTA
Em relação ao seu salario, você faz dele o que bem quizer. Recebera mensalmente, numa conta bancaria particular sua. Você poderá utilizar-lo como desejar, inclusive se desejar mandar dinheiro para o Brasil, é só fazer um viramento postal e o dinheiro irá para a conta que solicitar aqui no Brasil, onde chegará já convertido na moeda nacional.

Com isso, você poderá ainda guardar o recibo desse envio dizendo ser para sustentar sua mãe, ou algum dependente seu, quando fizer a declaração de imposto de renda que terá que fazer lá para o governo francês, e isso será abatido e você poderá assim não ter que pagar imposto e até mesmo ainda receber uma restitiuição fiscal que lá na França realmente funciona e você recebe mesmo um cheque que vem para Você ou se preferir e solicitar essa restituição é depositada na sua própria conta. Isto é um bizu muito forte, pois ninguém deve fazer como eu fiz, e muitos outros legionários também fizeram e ainda fazem por não terem informações adequadas de como fazer e porque, ou ainda por não acharem necessário, o que é falso isso, pois para se retificar, dar baixa, ou se aposentar, é necessário apresentar a declaração do imposto de renda francês. Se você não tiver vai ter que faze-lo e ai a governo vai pegar os atrazados em forma de multa etc, e assim comer uma boa grana que você teria pra receber. Por isso se estiver na legião, apartir do segundo ano você deve se preocupar em se informar para estar fazendo sua declaração e sempre estar em dia em relação a isto, pagando ou não, mas sim declarando anualmente, e sempre pouco se tiver que pagar e ou receber, mas estará tranqüilo quando estiver por acabar seu tempo pela Legião.

Voltando ainda ao salário, recebera mesmo estando em turnante num pais ex colonia francesa, tipo Djibout na África, onde seu salario pode chegar a dobrar ou ate mesmo a triplicar, apesar de la fora não ter muito no que gastar , então a maior parte ficará no banco em sua conta particular, pois ao voltar dessa turnante em media 4 meses, tera uma ferias chamada de férias de salubridade que pode variar de 15 a 20 dias úteis, ou seja, seus quinze dias pode passar a ser 21 pois não vai contar os sábados e domingos que ocorrerem nesse período, e se ainda houver um feriado nacional ai no meio aumentara mais um dia. Esse sistema é valido para toda e qualquer férias que pegar pela Legião. Por isso parece no sistema que um legionário no seu primeiro ano tem direito a férias de apenas 20 dias, mas se ver bem vai dar mais de 30 dias corridos. Já para o segundo ano 30 dias pode chegar a quase ou mais dependendo dos feriados à 45 dias, e assim vai. Para isso esse dinheiro que ficou no banco será ótimo, e é sempre bom pensar quando estiver em turnante que receberá férias ao voltar e se gastar muita grana por lá ao voltar estará de cofre vazio e vai ter que passar as férias socado dentro de seu quarto no regimento, quando todo os outros vão viajar ou comprar coisas que você não poderá pois terá bebido ou estrapolado gastando lá na turnante com um monte de gente que nem valia a pena.

Quanto a estar lá na Legião, vai sim também poder manter contato com sua família. Nos primeiros meses será um pouco difícil, pois ao chegar em Aubagne no 1ºRE para fazer os testes seletivos, você estará meio restringido a certos setores que podem não ser fácil conseguir hora e oportunidade para ligar, mas de repente pode cruzar quem sabe um brasileiro já antigo na Legião que possua ate mesmo um celular e que lhe permita uma ligação, mas não deve contar com essa sorte. Se for aceito ira para a Escola da Legião no 4ºRE em Castelnaudary, onde ficará lá por 4 meses, sendo que o primeiro mês irá para uma fazenda fechada fazendo instrução de base e com certeza lá não terá direito a telefonemas. Mas ao voltar novamente para o regimento durante os outros 3 meses em Castelo, terá condições successivas de ligar para sua família ou a quem desejar desde que tenha dinheiro em mãos para comprar um cartão telefônico. Ao ir para o Regimento que escolher, terá uma vida bem mais tranqüila, podendo sair a noite após o expediente do quartel, ir ate mesmo a uma Lan House, acessar a seus e-mails, orkut , enviar fotos e tudo como todo mundo faz hoje normalmente ( há se meu tempo fosse assim). Com o passar do tempo poderá ate mesmo comprar um note book, celular, etc, ter internet no celular e com isso acessar a internet pelo seu note book dentro do quarto usando sua linha telefônica do seu celular e fazer tudo de lá mesmo, ou de onde estiver.





TEM GENTE SONHANDO ALTO, isso pode ser bom, mas acho meio fora da cruel realidade.

PERGUNTA
Olá sgt, li seu doc mas ainda tenho uma dúvida. Li em alguma comunidade que para se tornar oficial do exército francês há concurso público, gostaria de saber se o legionário pode fazer, e se depois de oficial voltaria para a legião.
Obrigado
RESPOSTA
Grande para ser oficial na França assim como no Brasil é atravez de um concurso publico para se entrar na academia militar e você deve ser frances nato ou ter a nacionalidade francesa. Não é impossivel, se você entrar na legião, apos 5 anos poderá solicitar sua naturalização francesa e com autorização regimentar poderá prestar a tal concurso, mas inclua nas necessidades para tal o fator idade, a qual não sei exatamente lhe dizer qual seria o limite para tal. Os oficiais que escolhem a Legião apos se formar, são os melhores em sua classificação. assim como na Legião que existe uma classificação la em Castelo 4ºRE, escola da Legião, e os melhores tem direito de escolher o regimento que deseja ir, mas se ficar por ultimo vai para onde sobrar vaga. Os oficiais recem formados em melhor classificação em sua maioria escolhem a Legião pois para eles será um salto enorme em sua carreira, marcando enormes pontos para subir na hierarquia militar muito mais rapidamente. Há ainda outra forma, seguindo carreira, e chegando se a graduação de Ajudante Chef, assim já naturalizado, você poderá prestar exames especiais para oficiais, que não é a todo tempo que há e nem todos que podem prestar, mesmo já sendo Adj Chef. Não é nada facil também tais exames, mas posso dizer que a todos que conheci e que foram prestar tais exames foram aprovados e continuaram em sua Unidade que já estavam, ou seja, Na Legião em seu regimento que já estava, mas agora como oficiais e podendo ate comandar uma seção e apos uma companhia. Esse caminho é muito longo e quase sem muitas perspectivas de realmente se conseguir alcançar. Mas existe sim varios oficiais na Legião que começaram como Legionarios, e esses são sem duvida os melhores que encontrará por la, pois os outros em sua maioria venhem para se promover e vão embora em dois anos. Há os que ficam mais temp e se apaixonam pela Legião e ate acabam encarnando o espirito Legionario, mas são bem poucos esses, na sua maioria sem lixo que comandam como lixo o que considerão lixo (Legionarios).



-----------continuação para a mesma pessoa-----------------------------------------------------------


PERGUNTA
Olá sgt, nesses últimos dias me surgiu mais uma dúvida. O senhor falou que é possível chegar a oficial por tempo de serviço, mas aí vou estar com mais de 40 anos e com certeza vou estar em alguma função administrativa, e ñ vou mais participar de missões. Me solucione esta dúvida obrigado.

RESPOSTA
Grande como ja lhe disse o caminho entrando como Legionario de Base é muito dificil chegar a Oficial, pois não é bem por tempo de serviço, se foi assim que entendeu. O que disse é que com tempo de serviço pode chegar a um alto grau como Sub Oficial e assim já naturalizado e se sob anonimato ao se engajar, já estará retificado. Tudo isso lhe permitirá prestar Provas para ser promovido a oficial, num concurso que já não é concorrendo com Civis, do tipo concurso publico, esses Exames Especiais é só para Sub Oficiais de Alto Escalão com alto grau de competencia e com ficha limpa e muitos cursos e com um dossie bem invejavel se consegue entender isso. Com isso irá somente uma vez para esses exames pois não é o tempo todo que tem e Vc ainda esta numa fila para realiza-lo. Se for reprovado, pode-se dizer que acabou sua chance pois mesmo voltando para o fim da fila, não terá tempo de serviço habil para ficar ate chegar novamente sua vez. alem disso o Regimento não vai enviar um cara que foi reprovado.A melhor maneira
é você chegar a sub oficial o mais brevemente possivel, ser retificado, solicitar sua naturalização o mais rapidamente possivel e apos tudo isso entrar com pedido para se inscrever para prestar o Concurso Publico para a Academia Militar, lá se dedicar muito e acabar entre os primeiros e poder assim solicitar voltar para a Legião Estrangeira ou se desejar ai poderá mesmo ir para qualquer outro regimento do exercito normal, chamado ARMÉE REGULIER. Quanto a sua pergunta quanto a ter 40 anos e não participar mais de missões isso é muito relativo. Se for sub oficial e passar no exame especial, voltará como Tenente e ser Chefe de seção numa companhia de combate, e se sua companhia for para uma intervenção sua seção irá e Vc também, pois sera o chef desta, mesmo tendo ate mesmo mais de 40 anos. Mas não se iluda com isso. primeiro deve conseguir entrar para a legião, apos tem que se dedicar muito para estar sempre entre os primeiros, nunca cometer erros para não ser punido por alterações graves, para assim chegar a..
..a Sub Oficial, assim mesmo se dedicar muito para avançar rapidamente os degrais hierarquicos ate o posto de Adjudant Chef e/ou Major para poder assim prestar esses Exames especiais podendo assim chegar a Oficial. Mesmo falando dá para se ver que é longo o caminho, e na real alem de muito longo que requer muitos anos e dedicação, verá que é um puta saco, que se entrar verá que ate mesmo cinco anos são longos, as vezes longos ate demais. Por isso digo para se concentrar principalemente na primeira e principal etapa que é conseguir entrar, e ai sim dar inicio a uma caminhada que poderá te levar a tal objetivo, transpondo cada obstaculo e etapa uma de cada vez.







OUTRO

PERGUNTA
vou ser sincero a respeito do que você me perguntou em relação a sua aflição quanto a ir para a Legião e não poder voltar ao Brasil no primeiro ano devido a Sra. sua Avó, que certamente ja deve estar com uma certa idade e sabemos bem que com a idade vem uma certa fragilidade.

RESPOSTA
Primeiro de tudo se for para a Legião, despeça-se bem de todos por aqui, pois ao embarcar no aeroporto rumo a Legião, você terá que se preocupar um pouco mais com você. Estar bem concentrado para os testes e não com o corpo lá e a cabeça aqui.

Segundo, vamos somar o tempo, 1 mês para fazer os testes de seleção. se for aceito mais 4 meses de instrução ao 4ºRE em Castelnaudary, voltando a aubagne no 1ºRE para escolher o regimento. Ate aqui é igual para todos os candidatos antes de irem para os regimentos, em media 5 meses, por isso ainda da para você sair da Legião pois o contrato de experiência é de 6 meses, mas após assinar o contrato definitivo para ir para um regimento escolhido, você estará se comprometendo a ficar ainda mais 4 anos e 6 meses.

Nessa sua situação não deve escolher o 2ºREP (segundo regimento estrangeiro de paraquedista), pois esse é um regimento mais rigido, alem do mais fica numa ilha chamada Corsica, e para se ir ou sair de lá, somente com avião ou navio, e a Policia da Legião controla bem o cais em calvi e o aeroporto, principalmente se for acusado uma deserção. E sem contar que ali se for após Castelnaudary, ira direto para a PROMOÇÃO, que no rep é a Escola de Saltos, e ficará ainda em sistema fechado por mais 1 mês, ao acabar a promoção ai sim ira para a Companhia designada, e poderá ter um titulo de permissão para sair a vila (sair do quartel), sempre fardado com roupa de saida, pois tem menos de 5 anos de serviço, sem esse titulo assinado pelo capitão poderá sair ate as 22 horas, quando deverá estar na Companhia para a chamada noturna, com o titulo pode ficar fora do quartel até as 6 horas da manhã do outro dia, quando deve estar presente a companhia para a chamada matinal. Tendo se em vista que um jovem legionario com menos de 5 anos não tem direito a ir mais longe do que Calvi. Tendo se em vista que não terá permissão (Ferias) antes de completar 1 ano, legalmente, pois ainda pode ocorrer que nesses 6 meses que faltam ainda para solicitar suas ferias, a Companhia em que Você esta, do Regimento que Você está pode partir para uma TOURNANTE pela AFRICA que dura 4 meses em media, ou ainda estourar um alerta a alguns dias de suas Ferias que ja ta confirmada e tudo, vão cancela-la e terá que ficar de prontidão, e de repente partindo para atuar em relação ao Alerta. isso pode pegar ate mais 6 meses. E mais um motivo para você não ir ao REP em CALVI, é que lá não tem embaixadas nem consulados.

O melhor nesse caso apos o 4RE é escolher um regimento no territorio francês, e digo que um dos melhores seria o 2ºREI (Segundo Regimento Estrangeiro de Infantaria), que fica na cidade de NIMES, é um regimento muito operacional, e tirando o Salto de Paraquedas do REP, é tudo igual. Só que nesse regimento as regras de saida são muito mais leves. Enquanto no 2ºREP você tem toda aquela historia de papel, titulo de permissão para noite, inclusive sabado que acaba o serviço normal ao meio dia, e domingo é necessario tambem titulo de permissão, o 2º R.E.I, tem seu serviço só ate a sexta feira, as 18 horas e não necessita titulo de permissão para sabado, domingo, manhã e noite. Dessa forma fica fácil um legionario mesmo que novo, com um pouco de tempinho, quando ja falar razoavelmente bem o francês, de alugar um apartamento na cidade, o que ajuda aos finais de semana ir para seu apto. colocar uma roupa civil, mesmo que tenha menos de 5 anos de serviço, pois a cidade é grande, não como Calvi que é um cidadezinha ridiculamente pequena e todos conhecem um legionario só de olhar para ele, mesmo que tente colocar uma roupa civil. Alem do mais ira nessa cidade conhecer muitas pessoas brasileiras que moram nela, No proprio 2ºREI deve ter diversos brasileiros com, mais de cinco anos de serviço ou não, que moram na cidade, que podem lhe ajudar para locação, roupas poderá comprar ate mesmo numa C&A, como por aqui no Brasil. E é comum muitos se reunirem para trocar de roupas na casa de um desses e pegarem o trem para viajarem para Paris, Marseille, Bordeaux, ate mesmo tem alguns que se aventuram ir ate BARCELONA na espanha, mesmo que só para o final de semana e sem estar de ferias ou ter uma permissão adequada para isso.

Na legião existe um ditado que diz, PAS VEUX, PAS PRIS / VU, FOUTU (pronuncia = Pá vú, pá pri / Vú, Fútiu), que quer dizer = Não visto, não foi pego. Visto, tá fodido.
Por isso todos tentam não ser visto.

E aqui no Brasil existe um outro ditado que diz = Para um bom entendedor um pingo é letra.

Se é que me entende. Não posso, nem nunca direi o que deve fazer, isso são decisões a serem tomadas por cada um.

A Legião em si, ela mesma sabe que durante as férias muitos legionarios, mesmo estando sob contrato de anonimato vão a seus paises, principalmente os belgas, italianos, alemães, e mesmo o pessoal do leste europeu, pois para eles é logo ali. Um trem, Onibus e até mesmo de carro alugado e pronto. Nesse caso a Legião aplica a regra citada acima ( PAS VU, PAS PRIS). No caso da gente fica um pouco mais complicado pegar um avião.

Na verdade não se precisa de um passaporte para brasileiros voltarem da França ou de qualquer outro pais para o Brasil. Basta com uma certa antecedencia se apresentar no consulado com um documento brasileiro, tipo RG ou carteira de motorista, pois tem foto e varios dados e com uma passagem aérea, e solicitar uma autorização de entrada (é só um papel feito praticamente na hora), e poderá vir para o Brasil com ele. Mas não vá pensando que é facil assim, vão lhe perguntar onde esta o seu passaporte, se disser que perdeu, será obrigado a fazer uma especie de (B.O) boletim de Ocorrência na Policia de Lá, para apresentar e terá que constar nesse o numero de seu passaporte. Por isso anote bem o numero do seu. E além do mais quando eles olharem seu corte de cabelo, já vão ficar bem intrigados, pois tá cheio de legionario desertando e os brasileiros não ficam atras dessa situação não. Aqui poderá durante o tempo que ficar tirar um novo.


Em relação a ter dois passaportes, Você vai com o que esta valendo, pega o carimbo ao entrar na França e esconde esse como puder. Se apresenta na Legião com o que declarou aqui no Brasil perdido para poder fazer o outro com que viajou. Esse não é mais valido mas não consta nada nele que diga que ele não é mais valido e a legião se te perguntar porque não tem o carimbo de entrada no pais, você não entende o porque simplesmente. Não irão lhe perguntar certamente, alem do mais o importante para a Legião é que esta lá, isso não é crime se até mesmo entrou ilegalmente na França. Isso é apenas um delito leve.

Deve saber exatamente onde vai deixar o Passaporte valido. Não deve de maneira alguma se apresentar na Legião com os dois, pois eles vão achar, pois em Aubagne ficará pelado com suas coisas todas em cima de um balcão onde estarão vasculhando e anotando tudo que você tem, lhe darão roupas de lá e tudo isso ira para um Estoque que se for recusado receberá ao partir, e se for aceito receberá após a instrução básica, antes de irem para o regimento ao voltarem de Castelo para Aubagne novamente, mas ao chegar ao regimento terão novas e varias revistas de armário nas companhias. Se acharem você perderá seu passaporte e cumprirá uma pena na cadeia interna de seu regimento. Isso pode lhe dar uns 30 dias de cana, alem de ser notada em seu currículo e não vai agradar nem deixar você muito a vontade em relação a seus chefes e superiores, sem contar que essa punição pode lhe atrapalhar em casos de futuramente ir para um pelotão de cabo, algum curso que esteja previsto, ou se a companhia estiver pronta para ir em tournante ou de alerta e você estiver preso, pode até não ir.

O que Eu acho melhor é, que se decidir realmente ir para a Legião, não perca tempo dando voltinhas turísticas por Paris ou onde quer que seja antes de se apresentar. Tente logo que possível se for aceito manter contato com alguém aqui no Brasil, que possa lhe dar noticias das pessoas que deseja. Não vá com a cabeça cheio de preocupações em relação a quem ficar por aqui, pois assim você não atrai nada de mal, nem para Você nem para os que tanto quer bem. Saiba que o que tiver que acontecer , vai acontecer, e não é você quem conseguirá mudar isso. Só não deixe quem sabe a oportunidade de que tanto esperou, passar lhe entre os dedos, pois as vezes ela só decide passar uma única vez. Além do mais verá que tudo pode se arranjar muito mais facilmente estando lá e vendo o que se pode fazer, com novos amigos do lado, que já estão lá algum tempo e que podem lhe orientar quando for necessário uma atitute.


Creio que não deve se preocupar tanto com isso. Não lhe conheço, nem tão pouco a sua Avó, que vejo ter um grande carinho por tal. Mas certamente nada de inesperado irá acontecer, não dentro de um ano ou quem sabe ate mais. Mas no caso de uma fatalidade a qual se preocupa, estou quase que convicto que sua Avó gostaria que estivesse onde estiver nesse momento de pesar, se isso for o que lhe faz bem, e ela irá feliz por isto.






ESSE É LEGALZINHO, PODE ATÉ SER BEM UTIL


PERGUNTA
Porque no doc não tem muita coisa sobre o teste físico de corrida chamado Luc Leger.
Para quando devo marcar minha passagem de volta.


RESPOSTAS
Não coloco muito sobre o tal teste fisico, hoje chamado LUC LEGER, pois em minha epoca não era dessa forma o teste. Ainda estou a esperar um amigo que vai me passar o teste de como é feito e suas metragens, assim como melhores resultados, mas para não colocar algo que realmente seja verdadeiro, prefiro esperar ate que tenha uma informação vinda de fonte confiavel - OK

Observação: Esta resposta foi bem antes de abril 2007, pois a partir desta data já temos adicionado maiores conteúdo a respeito do Luc Leger e como podem ter visto existe mesmo uma pesquisa aprofundada em relação ao que é Luc Leger no Mundo, e quanto a Legião temos links que direcionam a fotos e vídeos sobre o mesmo. 06-06-07.


Quanto a Passagem, para quando deve marcar a volta? - Isso é algo meio complexo, pois vamos contar o tempo, saindo do Brasil ate chegar na França, por exemplo PARIS, sai hoje chega amanhã = 2 dias / digamos que vá para o Fort Norjent e espere lá praticamente uma semana (7 dias) para descer com o grupo de candidatos para o 1ºRE em Aubagne, os testes levam em media se for bem, sendo aprovado a todos uns 25 dias, até aqui já temos 34 dias - vamos contar então 1 mês para fazer os testes de seleção. se for aceito mais 4 meses de instrução ao 4ºRE em Castelnaudary, voltando a aubagne no 1ºRE para escolher o regimento. Ate aqui é igual para todos os candidatos antes de irem para os regimentos, em media 5 meses. Você se pudesse pegaria uma passagem de 5 meses e estaria garantido se fosse aceito e fosse para a instrução basica em castelo e não gostasse, poderia ainda solicitar desligamento e utiliza-la.
Digo da complexidade pois se chegar no PILE (Poste de informação da Legião Estrangeira) de Paris, ou seja, o Fort de Norjent, já terá ali 2 dias depois de sair do Brasil, terá que esperar em media 1 semana para ir par Aubagne, isso se for, pois la no forte fará um exame medico preliminar, se for reprovado nesse eles vão lhe mandar embora e sua passagem não precisaria mais do que 5 dias, como foi meu caso. Se é aprovado e desce para o 1ºRE em Aubagne, é recebido no CSI, começa a fazer os testes e é reprovado no primeiro, vai ser mandado embora praticalmente no mesmo dia, contando isso deve dar uns 8 dias, mas ai a Legião vai lhe dar uma passagem de trem para o próprio dia a noite para voltar para Paris, de onde você veio. Vai chegar em paris com 9 dias, uma passagem com 10 dias bastaria. Por isso espero que tenha entendido a complexidade de se dar uma certa quantidade de dias para se marcar na passagem de volta. O melhor é pensar que não vai utilizar a tal passagem, que você vai ser aceito e marcar a volta para o limite possível. Mas não se iluda, leve um dinheiro que se algo não sair como planejado, você possa se apresentar no Aeroporto, pagar uma taxa e voltar no vôo que estiver disponível e de sua escolha. Podendo ainda dá um role por lá se desejar.


RESUMINDO, marque a passagem para a data mais extensa possível, mesmo se pensando que 30 dias são suficientes, pois se não passar, seja em qual fase for, terá que remarcar sua passagem, então tenha uma graninha extra para fazer isso e estará tranqüilo. Não esqueça que caso venha você a ser recusado, ao sair a Legião vai lhe pagar por cada dia que ficou instaldo lá, desde o primeiro dia no Fort de Norjent ate aquele que estará saindo, o que já é uma graninha e que dá para pagar a taxa de transferência de sua passagem tranquilamente.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PERGUNTA
Qual o quartel que concentra uma quantidade maior de militares brasileiros
Vale a pena servir nesse regimento
Qual a rotina de missão real da LE. ?

RESPOSTAS
Acredito eu pelos últimos números que me foi passado que o 2ºREI que fica na cidade de Nimes é o regimento atual com maior concentração de brasileiros. Esse regimento é considerado apesar do 2ºREP ser um regimento paraquedista que deve estar pronto a intervir de imediato, o 2REI é o que mais vai para tournantes e missões, pois guardam o Regimento paraquedista para intervir de imediato em outros locais se necessário uma intervenção urgente. Por isso ainda digo que o 2ºREI é melhor para servir que o REP, principalmente para levantar uma grana e estar sempre girando em tudo que possa vir a aparecer. A rotina de missões reais são diversas e sempre que houver interesse pela França ou se solicitado pela ONU e/ou OTAN a França pode vir a enviar tropas a tais destinos indicados por tais organizações. Mas não se engane em relação a Combate Real, pois apesar da legião participar de inúmeras missões de paz e ajuda humanitária, os combates reais não são tão freqüentes como muitos podem pensar, que vai a todo o momento pegar seus fuzis e saírem atirando para tudo que aparecer, pois mesmo em situações hostis existe um comando que dirige cada intervenção tanto para ação como para reação.












Esse e-mail É MAIS UM que realmente vale a pena ler






PERGUNTA
Sobre o ANONIMATO
Eu, como brasileiro, posso ser alistado como legionário de outro país? Portugal, por exemplo.
Meu nome será trocado, certo?
Posso utilizá-lo pelo resto da minha vida?
Posso usar meu nome trocado fora da Legião?
Depois que eu sair da Legião, eu poderei usar meu novo nome?

Entrando com o anonimato, eu posso pedir cidadania francesa com meu novo nome?
Eu receberei a cidadania francesa com meu novo nome?

Não vou nem falar de que país eu sou para os meus camaradas legionários.



RESPOSTAS
A partir de ter sido ENGAJADO SOB ANONIMATO, não importando o motivo que eles achem ou por sua solicitação de mudar de nome, que terá que explicar o motivo, você irá trocar de nome, por um outro que eles vão lhe dar.

De que forma que é feito o anonimato.

Se você se chama Emilio Ronalds, brasileiro da cidade de São Paulo nascido em 01 – 01 – 1980 com 27 anos atualmente por exemplo.

Tendo se em vista que na Europa o que vale sempre é seu nome de família aqui chamado de sobrenome, saibam que lá o sobrenome é o seu nome aqui. Nesse caso seu nome é Emilio e seu sobrenome RONALDS, mas na Europa, seu nome é (nome de família) RONALDS e seu sobrenome é Emilio.


Eles podem lhe dar um nome qualquer mas que começará com a primeira Letra de seu sobrenome, no caso aqui será o R de RONALDS.

Como Você é brasileiro e o Brasil foi colônia Portuguesa, eles na certa escolherão um nome típico português que poderá ficar assim, por exemplo. Ribeiro Antunes. Que no Brasil seria seu nome Antunes Ribeiro.

Quanto sua nacionalidade é difícil trocarem, mas se por um motivo muito claro, eles também podem vir a trocar.

Sua idade será mantida, mas sua data de nascença será trocada com certeza.

Então,

Você era assim,
Emilio RONALDS, brasileiro da cidade de São Paulo nascido em 01 – 01 – 1980 com 27 anos atualmente.

Poderá ficar assim,
RIBEIRO, Antunes, brasileiro da cidade de Curitiba nascido em 05 - 05 – 1980 com 27 anos atualmente.


A partir desse momento você só usará esse nome, nunca deverá dizer a ninguém seu verdadeiro nome e nem responder quando alguém lhe chamar por este velho nome, mas não se esqueça de atender pelo novo nome quando solicitado, principalmente quando ainda estiver em aubagne no centro de seleção, deve ficar bem esperto a partir daquele momento.

Com essa nova identidade você fará tudo dentro e fora da Legião, até mesmo a conta bancaria que a própria legião abrirá para você receber seu salário será nesse novo nome, suas tarjetas da farda, sua carta de identidade, seus diplomas adquiridos e tudo que possa pensar será nesse novo nome, ate mesmo quando sair na rua deve se apresentar com esse nome, para não ser acusado de quebra de anonimato com risco de ate ser mandado embora da Legião ou entregue a Policia, pois se esta sob anonimato é porque algo você fez, digamos que matou alguém e é procurado pela policia brasileira que entrou em contato com a Policia internacional (INTERPOL), que vai te procurar pela Europa com mandatos de busca e apreensão. Mas mesmo com tudo isso conseguiu ser aceito na Legião, o que hoje em dia já é muito difícil ser aceito sem ter feito nada de errado, pior ainda é ter algo grande nas costas, pois a Legião não é mais como antigamente que pegava tudo e qualquer voluntário sem saber do seu passado, hoje existe novas normas e leis. Mas como dissemos conseguiu ser aceito pela legião e essa que fez de tudo para lhe esconder. Agora Você sai pela rua dizendo seu verdadeiro nome e no azar das coisas a policia do Brasil fica sabendo e passa para a Interpol que vai solicitar a Legião que entregue você a eles que por sua vez vai lhe extraditar de volta ao Brasil. Assim a Legião não poderá mais lhe proteger.

Quanto a essa sua nova identidade poderá utilizar durante todo o restante de sua vida, mas formas e normas e leis podem lhe complicar com o passar dos anos. Tipo, será difícil se naturalizar sem antes se retificar, ou seja, ter solucionado todos os seus problemas anteriores que lhe fizeram entrar para o quadro de engage sous anonimate, e sem se retificar, que nada mais é do que recuperar sua verdadeira identidade a qual chegou na Legião, não vai conseguir se naturalizar. Mas isso não é grave, pois poderá ficar seus 15 anos de legião ou ate mesmo mais se decidir após tudo isso ainda ficar mais, ficar ainda com o seu nome fictício. Poderá ate mesmo se aposentar com seu nome de anonimato, mas não terá a naturalização e sim uma simples carte de sejour, essa carta de estadia e como o Green Card, americano, lhe da direito de morar e trabalhar no pais, agora com a comunidade européia poderá trabalhar e/ou morar em qualquer parte da Europa, já que tem uma aposentadoria que lhe é depositada em sua conta bancaria não importando em qual pais esteja, ficará tranqüilo.

Mas digamos que ache ainda necessário ter a Naturalização francesa. Você ainda pode solicitar sua retificação e após na Naturalização solicitar o Afrancesamento de seu nome, do tipo. Emilio RONALDS, poderia passar a ser RONALDEAUX Emile, o que para o mundo será verdadeiramente outra pessoa em qualquer sistema de consulta ou banco de dados. Apesar que suas digitais sempre são as mesmas.

Ainda quanto a esconder sua nacionalidade ate mesmo dos outros legionários você poderá conseguir em relação aos estrangeiros, mas fica difícil esconder dos portugueses, angolanos, brasileiros em principal, espanhóis, argentinos e assim por diante que conhecem bem esse nosso sotaque e formas de expressões utilizadas por nos.

Saiba que na vida tudo é possível, se não é hoje , amanhã quem sabe não será. Digo isso pois as leis vivem mudando. O que hoje ao iniciar algo parece ser quase impossível amanhã conhecendo bem o sistema quem sabe não ache uma brecha que lhe conduza a possibilidades desconhecidas por muitos, inclusive para mim mesmo que lhe explico isso hoje.


Continuação, mas quase a mesma coisa.


PERGUNTA - RESPOSTA

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando eu trocar de nome pela Legião, será definitivo?
O novo nome será meu para sempre?

Não, você pode manter-lo se desejar, mas se não quiser mais pode solicitar sua retificação e voltar a ter seu novo nome apagado e tudo voltando para seu verdadeiro nome. Assim seus diplomas e breves passam a ser referidos a Você mesmo, com o nome real não o fictício dado ao entrar na Legião. Sua conta bancaria será renovada para o nome verdadeiro e assim tudo que possa ter seu nome falso voltara ou melhor passara para seu verdadeiro nome de quando chegou na Legião.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------


Eu, como brasileiro, posso ser alistado como cidadão português?
Ou, por outro lado, eu já posso ser alistado como cidadão francês?

Não, você apresentou um passaporte brasileiro, será engajado como brasileiro, mesmo que seja engajado sob anonimato, vai mudar nome e sobrenome pessoal, vai mudar nome de pai e mãe, local e data de nascimento, mas seu país será o mesmo, ficaria difícil colocar um chinês nascido na áfrica, etc. e tal. Por outra forma não pense em se apresentar com um passaporte falso, posso lhe garantir que a Interpol vai investigar e se descobrir, alem de não entrar para a Legião, pode ser preso por falsa identidade ideológica e outras coisinha mais.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se eu receber um outro nome, eu poderei ser naturalizado cidadão francês com meu novo nome?
Não, aparentemente não existe essa possibilidade, para isso será preciso se RETIFICAR, mas como comentei lá em cima, tem coisas que hoje são proibidas e que amanhã talvez você sendo um suboficial bem graduado, com uma ficha invejável por sua disciplina, sem punições, tendo invejáveis atuações em missões, com seus diversos cursos e estágios, seus breves e diplomas, possam lhe permitir quem sabe uma negociação governamental. Mas quem sabe ate mesmo estando lá dentro da legião, conhecendo melhor o sistema, suas normas e leis, venha a achar algo que lhe permita efetuar isto. Mas pelo meu modesto conhecimento nessa área, só posso lhe dizer que ate agora não vi, e nem sei de tal fato ter ocorrido.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Alguém saberá o meu nome verdadeiro? Quem? O comandante? Meus superiores saberão?
Não, ninguém saberá seu verdadeiro nome, nem o cabo de sua equipe, seu sargento chefe de grupo, nem o tenente chefe da seção, nem o capitão comandante da companhia do regimento onde esta, mas para resumir e lhe fazer entender bem isso, nem o comandante do seu regimento, nem o general comandante da Legião Estrangeira saberá seu nome, alem do mais isso não interessa a eles. Então se não contar, quase ninguém saberá. Digo quase ninguém pois tem gente que saberá. Mas sabe quem saberá? Somente as pessoas que trabalham no serviço de segurança e investigação da Legião , conhecido e apelidado como GUESTAPO, mas para essas pessoas é tão comum isso e fazem tanto para tantas pessoas que com certeza dois dias depois nem lembrarão do seu verdadeiro nome sem antes consultar um catalogo com inúmeras trocas dentro do computador que seu acesso é muito restrito a um oficial chefe de seção.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Com meu novo nome, eu posso comprar carro? Casa? Viajar através dele para outros país? Posso ser uma nova pessoa em todos os sentidos?
Difícil isto também, pois para tudo dentro da Legião, desde comprar uma bicicleta, celular, você precisa de autorização especial que deve solicitar primeiro ao seu chefe de seção, normalmente um tenente, depois será repassado essa solicitação já com aval favorável do tenente para o Capitão comandante de sua companhia e esse quem dará a resposta final, seja esta positiva ou não, mesmo que o tenente tenha dito sim. Agora no caso de comprar carro, casa, tudo isso na maioria das vezes requer um financiamento e isso talvez não seja autorizado, mas como sempre digo, nem tudo eles precisam ficar sabendo que esta fazendo. Mas a melhor coisa será sempre ter dinheiro para comprar a vista o que desejar, mesmo tendo conta no banco, pois isso acarretaria em investigação pessoal e você não existe ate chegar na Legião, o que lhe revelaria em anonimato. Quanto a viajar não terá passaporte, mas ate mesmo com a carta de identidade militar com seu nome dado pela legião pode viajar por toda Europa, pois a Legião tem uma reputação inigualável por qualquer outra tropa de elite ao mundo, mas essas viagens internacionais será melhor que não seja de avião pois assim precisará de passaporte, enquanto de trem ou de ônibus, como fazem todos os legionários que mesmo no anonimato em PLD (permissão de longa duração = férias) viajam, alguns poloneses, belgas, alemães, espanhóis e etc vão a seus paises e voltam tranquilamente.




-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Como funciona a naturalização para alguém que se alistou no anonimato?
Você precisa primeiro se retificar, caso contrario não poderá ser naturalizado, já lhe expliquei um pouco acima como isso funciona.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Há alguma forma de eu não ser alistado como brasileiro?
Sim, primeiro deve se naturalizar ou ter a dupla cidadania. Se tiver parentes originários de outros paises, você pode solicitar primeiro sua cidadania e após receber a tal, poderá solicitar na embaixada desse pais um passaporte, assim com esse poderá se apresentar na Legião com o novo passaporte e escolher essa cidadania como nacionalidade.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Tenho um filho que nao vive comigo mas gostaria de poder mandar dinheiro para ele caso fosse aprovado, isso seria possível.
Claro que sim, é possivel mandar dinheiro para onde, quando e para quem quizer. Com o dinheiro de seu salario mensal, você faz o que bem entender dele. Alem do mais seu salario vem numa conta bancaria que pode fazer um viramento direto para a conta da pessoa que deseja, e essa já recebera na conta enviada o dinheiro já transformado em moeda corrente do pais e pago as taxas de transferencia e impostos, mas pode ainda enfiar tudo num livro e mandar registrado para o endereço que desejar, mas saiba que dessa forma muitas vezes o livro some. Quanto ao viramento bancario alem de seguro e pratico você pode guardar o estrato de envio desse dinheiro para um dependente e em sua declaração de imposto que tera que fazer para o governo francês podera dedutilo de seu imposto final.


As perguntas que seguem abaixo vem de uma pessoa que mesmo ao ter recebido esse mesmo Doc Informativo ao qual esta lendo agora me enviou. Pode notar-se que essa pessoa não deu o interesse necessário em ler a todo o doc com a devida atenção merecida para saber um pouco do que possa ajudar a quem deseja quem sabe ir a Legião ou não. Por isso digo aos mesmo que hoje com este em mãos, leiam tudo por completo e com total interesse antes de fazer tais perguntas básicas às quais você que leu esse doc ate aqui com atenção e interesse saberá responder ao mesmo. VEJAM ASSIM MESMO.


Ao ler o e-mail que o Sr, me mandou, também diz lá que em determinada fase será aplicado um texte de :Q.I (inteligência) padrão :Francês!O candidato tem que atingir mínimo de:8,0 pontos!Total mínimo!Como é esse texte (se é que o senhor pode falar),existe um "parecido" na internet?

É isso mesmo, nos testes seletivos serão aplicados diversos testes, entre eles há um teste psicotécnico ao qual deve ter lido no doc o que explico em relação aos mesmos e se ler com atenção verá que indico um link para um site francês que Você pode fazer alguns exercícios para ir treinando algo que se assemelha em muito os testes aplicados na Legião a nível psicotécnico.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-Qual á altura mínima para ser um legionário?

Não existe uma altura considerada mínima para ser um legionário, mas acredito que utilizem um padrão de no mínimo 1,60 e no maximo 2,10. Mas já vi exceções. No meu grupo de combate tive um soldado com 1,57 e quando estava na instrução ainda tinha um inglês com 2,12 que calçava 50 e teve que esperar outra turma pois estava esperando a Legião confeccionar uma bota para ele.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------